José Ribeiro Gonçalves
Economista - Consultor - Administrador Judicial
HOME
APRESENTAÇÃO
MECANISMOS LEGAIS
Diagnóstico Empresarial
Regime Extrajudicial de Recuperação Empresas (RERE)
Processo Especial de Revitalização (PER)
Plano de Recuperação
Processo Especial para Acordo Pagamento (PEAP)
Plano de Pagamento Judicial para Pessoas Singulares
Processo Especial de Viabilização de Empresas (PEVE)
NOTÍCIAS
EVENTOS
BENS PARA VENDA
BIBLIOTECA
FAQ'S
OPORTUNIDADES
Reestruturação e Financiamento
Investidores e Parcerias
Rede de Consultores
CONTACTOS
HOME PAGE
\
NOTÍCIAS
NOTÍCIAS
TEM IDEIA DE QUANTAS EMPRESAS DECLARARAM INSOLVÊNCIA SÓ NO MÊS DE MARÇO
O número de insolvências em Portugal continua a registar níveis preocupantes. Segundo dados divulgados pela Iberinform, no total, 776 empresas declararam insolvência em março, o que se traduz um aumento de cerca de 26% face ao mesmo período do ano passado. Os dados não são melhores numa perspetiva trimestral, já que o número de empresas insolventes subiu mais de 13% face aos três primeiros meses de 2016.
NOVO PLANO PARA SOBREENDIVIDADOS IMPEDE CORTE DE SERVIÇOS BÁSICOS
As famílias em dificuldades que entrem num processo especial para acordo de pagamento deixam de arriscar ver cortada a água a luz ou o gás. Uma regra para proteger os devedores enquanto duram as negociações para evitar a insolvência.
"MILHARES DE EMPRESAS" JÁ ADERIRAM ÀS LINHAS CAPITALIZAR
Definida como prioridade máxima do governo e do Programa Nacional de Reformas, a capitalização e reestruturação das empresas estará hoje em destaque no ISCTE, em Lisboa.
INSOLVÊNCIA DE EMPRESAS CONTINUA EM QUEDA. RECUO FOI DE 27% ATÉ FEVEREIRO
As insolvências de empresas reforçaram nos dois primeiros meses de 2017 a tendência de descida verificada desde 2013, recuando 27% face ao período homólogo, tendo os encerramentos continuado também a diminuir, revela hoje o barómetro Informa D&B.
PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO E DE INSOLVÊNCIA VÃO SER MAIS RÁPIDOS
Legislação aprovada em conselho de ministros prevê a antecipação da graduação e do pagamento dos créditos. Os processos de liquidação e recuperação de empresas vão ser agilizados e os credores vão poder recuperar montantes maiores e de forma mais célere.
A INSOLVÊNCIA CULPOSA
A insolvência culposa resulta de um incidente do processo de insolvência regulado no CIRE e só tem consequências civis ou patrimoniais (e não penais), ao contrário da insolvência dolosa, que constitui um crime regulado no Código Penal.
PENHORAS. FISCO QUER ACABAR COM CONGELAMENTO DE TODAS AS CONTAS
Todos dizem que cumprem as regras, mas há contribuintes que se queixam de não conseguir movimentar as contas. A administração fiscal está a estudar uma solução informática que evite o congelamento das contas bancárias dos contribuintes em caso de penhora por dívidas fiscais. E que responsabilize quem não cumpre. A legislação que atualmente existe limita o bloqueio do saldo ao valor da dívida e todas as partes envolvidas garantem que cumprem as regras. Mas há queixas de nem sempre é isso que sucede.
JUÍZES PORTUGUESES JÁ PODEM CONGELAR CONTAS NA EUROPA
Credor pode pedir a um juiz para congelar conta do devedor desde que não cause sério prejuízo para a sua vida
MAIS DE 350 EMPRESAS VIRAM PLANOS DE REVITALIZAÇÃO APROVADOS DESDE ABRIL PASSADO
Mais de 350 empresas viram os seus planos de revitalização aprovados desde abril do ano passado, no âmbito do programa Revitalizar, de acordo com dados do Ministério da Justiça.
MAIS DE SETE EM CADA DEZ FALÊNCIAS EM PORTUGAL SÃO DE PARTICULARES OU FAMÍLIAS
Mais de sete em cada dez falências decretadas em Portugal são de particulares ou famílias, revelam dados do Ministério da Justiça, que apontam para um aumento desta situação em 2016.
PROCESSOS DE INSOLVÊNCIA CAEM EM PORTUGAL
Registou-se queda de 15% em comparação com o ano de 2015.
25 FAMÍLIAS POR DIA DECLARARAM INSOLVÊNCIA EM 2016
Foram menos que em 2014, mas continuam a liderar o ranking das insolvências, muito à frente dos números registados pelas empresas. Em contrapartida, poucas são as famílias que aderem aos processos especiais de revitalização que lhes poderiam salvar as finanças domésticas.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18