HOME PAGE \ NOTÍCIAS
QUATRO PERGUNTAS E RESPOSTAS PROGRAMA CAPITALIZAR

O que é o Programa Capitalizar?
É um programa de apoio à capitalização das empresas e à retoma do investimento, com o objetivo de promover estruturas financeiras mais equilibradas, reduzindo os passivos das empresas economicamente viáveis, bem como de melhorar as condições de acesso ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas.

O que muda para as empresas?
Passa a existir um novo instrumento extrajudicial para a reestruturação de empresas (RERE) e um regime jurídico de conversão de créditos em capital; o acesso ao PER passa a ser limitado às empresas e cria-se um instrumento alternativo para as pessoas singulares; cria-se a figura do mediador de recuperação de empresas, vocacionada para auxiliar os devedores no diagnóstico da situação.

Quais os principais objetivos?
Intervir tão cedo quanto possível para aumentar as possibilidades de sucesso dos processos de reestruturação empresarial; maior eficiência na recuperação das empresas; incrementar a celeridade e transparência dos processos de venda de ativos de empresas em liquidação/recuperação; aumentar a eficácia e rapidez dos processos de verificação e graduação de créditos.

Que linhas de crédito estão disponíveis?
O Programa Capitalizar prevê dois instrumentos financeiros com o objetivo de fazer chegar 1100 milhões de euros para investimento das pequenas e médias empresas (PME): a Linha de Crédito com Garantia Mútua e a Linha de Financiamento a Operações de Capital Reversível. A primeira, destinada às PME, permite montantes de financiamento por empresa superiores aos atualmente praticados: mais de 4,2 milhões de euros. A segunda é dirigida ao cofinanciamento de intermediários financeiros para a realização de operações de capital reversível junto das PME.

FONTE: Dinheiro Vivo (27/03/2017)