HOME PAGE \ NOTÍCIAS
JANEIRO CONTRARIA A HISTÓRIA E REGISTA MENOS CRIAÇÕES DE EMPRESAS E MAIS INSOLVÊNCIAS
Foram criadas em janeiro 4.929 empresas em Portugal, o que representa uma descida de 8,3% face ao mesmo mês de 2023, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo.

No primeiro mês de 2024, que historicamente concentra o maior número de constituições, regista-se um recuo transversal a quase todos os setores de atividade, tendo o setor dos Transportes, que registou crescimentos muito expressivos em 2022 e 2023, recuado 23% (-141 constituições), enquanto os Serviços empresariais, o setor com maior número de constituições, desceu 15% (-143 constituições).

Construção e Alojamento e restauração foram os únicos setores com aumentos na criação de empresas em janeiro, face ao período homólogo. A Construção tem o maior aumento (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Apenas o Algarve regista crescimento no número de constituições, sobretudo no setor do Alojamento e restauração, com mais 25 constituições, um aumento de 58%.



No mês de janeiro registaram-se 210 novos processos de insolvência, mais 19%, ou mais 33 processos de insolvência, do que em janeiro de 2023, mantendo a tendência de subida que se verificou no último ano.

Mais de metade dos setores de atividade viram crescer as insolvências, com destaque para as Indústrias (+29 processos de insolvência; +81%), onde este aumento se deve sobretudo à Indústria Têxtil e Moda.

No mês em análise encerraram também 636 empresas, sendo o Retalho e Serviços empresariais os setores que registaram o maior número de encerramentos em janeiro.

FONTE: https://executivedigest.sapo.pt/noticias/janeiro-contraria-a-historia-e-regista-menos-criacoes-de-empresas-e-mais-insolvencias/