HOME PAGE \ NOTÍCIAS
SEGURADORA DE CRÉDITO PREVÊ QUE INSOLVÊNCIAS TRIPLIQUEM NÍVEIS PRÉ-CRISE EM 2017
O crescimento do PIB em Portugal é o mais rápido que já viu numa década, o que está a provocar uma diminuição dos níveis de insolvência no país. No entanto, apesar da queda, estes níveis mantêm-se “cerca de três vezes mais elevados que em 2007”, revela o mais recente Economic Outlook divulgado pela Crédito y Caución.

O relatório da empresa líder de seguro de crédito na Península Ibérica realça que  a Irlanda, Espanha e Países Baixos deverão terminar 2017 como as economias com maior crescimento da zona euro. “O crescimento nestes Estados está fortemente sustentado na procura interna, na recuperação do mercado imobiliário e na melhoria das condições financeiras”, explica o relatório que analisa as perspetivas mundiais a cada seis meses.

De acordo com estas perspectivas, o comércio mundial registou uma ampla recuperação em 2017.

O Economic Outlook da Crédito y Caución prevê um crescimento de 5% no comércio mundial. “A forte aceleração das trocas internacionais de bens e serviços provocou a revisão das perspetivas de crescimento do PIB incluídas no relatório, o que beneficiou, em especial, os países com economias mais abertas, orientadas para a exportação de manufaturas para a Europa Oriental e Ásia”, explica ao relatório.

Contudo, a seguradora de crédito aponta que essa expansão sustentada do comércio internacional não persistirá em 2018, quando se produzirá uma desaceleração do crescimento para 3,5% devido à mudança da economia chinesa, à incerteza sobre a renegociação do NAFTA ou do Brexit, ou ao ajuste monetário dos Estados Unidos, o que poderia aumentar o custo de financiamento dos mercados emergentes.

FONTE: Jornal Económico (23/11/2017)