HOME PAGE \ NOTÍCIAS
INSOLVÊNCIAS CAEM 9% ATÉ ABRIL, MAS OS PER CONTINUAM A AUMENTAR
O número de insolvências que deram entrada nos tribunais portugueses entre Janeiro e Abril caiu quase 9% face ao mesmo período de 2014, para um total de 5922 processos, de acordo com dados cedidos ao PÚBLICO pelo Instituto Informador Comercial (IIC). No entanto, os Processos Especiais de Revitalização, uma alternativa à falência em que a recuperação é mais célere, continuam a aumentar, sobretudo junto dos particulares. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram abertos 969 casos, o que representou uma subida de 55%.

Este movimento é particularmente interessante se se tiver em conta que a queda das insolvências está a ser suportada, em larga escala, também pelas famílias, visto que, neste universo, o recuo foi de 10,3%, o que se traduz, em termos absolutos, numa diminuição de quase 500 processos. Mas, em simultâneo, foi entre os particulares que os PER mais aumentaram: 105% para um total de 638 casos, quando no mesmo período de 2014 se ficavam por 312.

No caso das empresas, também se está a verificar esta compensação, muito embora a redução das insolvências (com uma variação de 4,9% equivalente a 87 processos) seja muito maior do que a subida do lado do PER. Entre Janeiro e Abril de 2015, registou-se uma subida de 6%, mas que corresponde, em termos absolutos, a um acréscimo de apenas 18 casos.

De acordo com o IIC, Lisboa continua a liderar nas insolvências de empresas (414 processos), bem como nos PER (98). Já no que diz respeito aos devedores particulares, o Porto continua a surgir em destaque nas insolvências (1259 casos), embora a capital surja em primeiro lugar em termos de PER (201). No que diz respeito aos sectores mais afectados, o ranking das falências é encabeçado pelo comércio.  

FONTE: Jornal o Público (26/05/2015)