HOME PAGE \ NOTÍCIAS
HÁ MENOS EMPRESAS A SEREM CONSTITUÍDAS.
Nos primeiros quatro meses de 2016, a constituição de empresas em Portugal ascendeu a 14.068 registos, o que equivale a 117 novas entidades criadas por dia. O mês de janeiro continua a ser o mais dinâmico neste indicador, registando-se uma ligeira quebra ao longo do quadrimestre, revela a Ignios.

O aumento setorial mais expressivo na criação de empresas foi observado na Hotelaria & Restauração, refletindo o impacto do aumento de exportações de serviços turísticos. Este setor, com 1.778 novas empresas nascidas no 1.º quadrimestre de 2016, registou um crescimento de 2,5% face ao período homólogo, continuando a liderar neste indicador.

O Comércio a Retalho foi o segundo setor mais dinâmico (1.636 empresas criadas). António Monteiro, CEO da Ignios, considera que “apesar do cenário de incerteza macroeconómica que atualmente é percecionado pelos agentes económicos, a constituição de empresas ainda mantém uma dinâmica positiva, com especial ênfase em setores específicos, dos quais o turismo é um exemplo representativo, em que os serviços prestados continuam a registar uma evolução muito significativa.

A confirmar este clima de incerteza, continuamos a observar uma tendência crescente nas insolvências, com um crescimento substancial face aos períodos homólogos dos dois anos que precederam 2016”.

FONTE: Jornal OJE (20/05/2016)