HOME PAGE \ NOTÍCIAS
EMPRESAS E PARTICULARES MAIS ENDIVIDADOS EM NOVEMBRO
O endividamento do setor não financeiro (empresas) situou-se em 720,8 mil milhões de euros, dos quais 312,7 mil milhões respeitavam ao setor público e 408,0 mil milhões ao setor privado.

O endividamento do setor privado não financeiro aumentou quase mil milhões de euros no mês de novembro de 2017, face a outubro, enquanto o endividamento do setor público caiu 1,6 mil milhões de euros.

Os dados são de hoje do Boletim Estatístico do Banco de Portugal.

Em novembro de 2017, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 720,8 mil milhões de euros, dos quais 312,7 mil milhões respeitavam ao setor público e 408,0 mil milhões ao setor privado, revela o boletim.

Face a outubro de 2017, o endividamento do setor não financeiro (empresas) registou uma redução de 0,6 mil milhões de euros. Esta redução deveu-se ao decréscimo de 1,6 mil milhões de euros verificado no endividamento do setor público, o qual foi parcialmente compensado pelo aumento de 1,0 mil milhões de euros observado no endividamento do setor privado.

A diminuição do endividamento do setor público resultou na redução do financiamento concedido pelo exterior, pelo setor financeiro e pelos particulares.

Já a subida do endividamento do setor privado deveu-se, sobretudo, ao acréscimo do endividamento externo das empresas privadas em 0,8 mil milhões de euros e ao aumento do endividamento dos particulares e das empresas privadas junto do setor financeiro em 0,2 mil milhões de euros.

Nas empresas privadas, os setores da construção e atividades imobiliárias e o da indústria são os que mais peso tiveram no aumento do endividamento.


FONTE: Jornal Económico (22/01/2018)