HOME PAGE \ NOTÍCIAS
CRÉDITO MALPARADO SOBE NAS EMPRESAS EM FEVEREIRO E MANTÉM-SE NAS FAMÍLIAS
O crédito malparado nos empréstimos concedidos às famílias manteve-se em fevereiro, face ao mesmo período de 2015, mas voltou a aumentar nas empresas, de acordo com o Banco de Portugal (BdP).

Segundo os dados hoje divulgados, a percentagem de devedores do setor das famílias com crédito vencido “aumentou em relação a janeiro”, mas “o rácio de crédito vencido manteve-se em 5,1%”, para um ‘stock’ total de crédito a famílias de 126.722 milhões de euros.

O rácio de crédito vencido nos empréstimos a particulares (inclui famílias e as instituições sem fins lucrativos) também se manteve nos 5%, para um ‘stock’ total de crédito a particulares de 128.844 milhões de euros. Já o rácio de crédito vencido e a percentagem de sociedades não financeiras (SNF) com crédito vencido aumentaram, tanto no total das empresas, como em todas as classes de dimensão e no segmento das empresas privadas exportadoras.

Desta forma, o rácio do crédito malparado das empresas atingiu em fevereiro 16,2% do total emprestado [15,9% em janeiro], que então ascendia a 83.290 milhões de euros.

No comunicado hoje divulgado, o Banco de Portugal avança que, em fevereiro de 2016, a taxa de variação anual (tva) dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras (SNF) situou-se em -2,3%, inferior aos -2% registados no mês anterior.

A taxa de crescimento também caiu no que diz respeito às empresas privadas exportadoras, que apresentaram uma taxa de 0%, o valor mais baixo desde novembro 2013. Nos empréstimos às famílias, a taxa de variação anual manteve a tendência dos dois meses anteriores e foi negativa em 2,2%, o mesmo sucedendo nos empréstimos à habitação que voltaram a cair 2,9%, enquanto no consumo e outros fins continuou positiva, passando de 0,8% em janeiro para 1,1% em fevereiro.

FONTE: Dinheiro Vivo / Lusa (30/03/2016)