HOME PAGE \ NOTÍCIAS
FALÊNCIAS DAS FAMÍLIAS CAEM 9% MAS AINDA SÃO O DOBRO DE 2011
Ao todo, foram declaradas insolventes nos tribunais 6419 pessoas. São, em média, 35 por dia, uma melhoria de 9%, que poderá ser justificada pelo facto de cada vez mais famílias avançarem com planos de pagamento das suas dívidas antes de declararem falência.
Ainda assim, o número de famílias que pediram falência é mais do dobro dos primeiro seis meses de 2011 (3152), antes da aplicação das medidas de austeridade acordadas no programa de ajustamento assinado com a troika.

Os números são do Instituto Informador Comercial (IIC), uma consultora de gestão de crédito que faz o cálculo diário de insolvências de empresas e singulares, através dos despachos do Diário da República.

O Porto é a região com mais casos de insolvência (1843), seguida de Lisboa (1212) e Setúbal (575). Nestas três regiões, a tendências foi de queda, com o Porto a ser a região onde se verificou a descida mais acentuada: -306%.

Uma das justificações para a queda das insolvências pode estar relacionada com o Processo Especial de Revitalização (PER), criado pelo governo em 2012. É uma ferramenta que tem como principal objetivo recuperar a situação económica de um devedor que, comprovadamente, se encontre em situação de insolvência ou de dificuldade económica.

Fonte: Dinheiro Vivo (23/08/2015)