HOME PAGE \ NOTÍCIAS
PRINCIPAL RECEIO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS É A DESACELERAÇÃO ECONÓMICA
Desaceleração económica ou uma recuperação lenta da economia. Este é o principal risco identificado pelas empresas nacionais, de acordo com o estudo Global Risk Management Survey de 2017 da Aon.

O segundo risco que as empresas nacionais identificaram são os danos de reputação para a marca ou negócios, seguido pelo aumento do preço das matérias-primas. As mudanças ao nível da regulação e da legislação e o risco político surgem, respectivamente, em quarto e quinto lugar. A responsabilidade corporativa e sustentabilidade, interrupção do negócio, a incapacidade de inovar e ou corresponder à necessidades dos clientes, as questões judiciais e o crimes cibernéticos são os outros pontos que integram o top 10 dos riscos.

"O risco cibernético entra, pela primeira vez, para o Top 10 das preocupações dos empresários nacionais", refere o comunicado enviado às redacções.

Em relação aos riscos identificados pelas empresas internacionais, há algumas diferenças. Os danos de reputação surgem em primeiro lugar na tabela deste estudo sobre os riscos para a gestão global, identificados por empresas internacionais. A desaceleração económica ou recuperação lenta e aumento da concorrência, são os dois riscos apontados logo de seguida.

As alterações regulatórias e legislativas, os crimes cibernéticos, a incapacidade de inovar/corresponder à necessidade dos clientes, a incapacidade para atrair e reter talento, a interrupção do negócio, o risco político e as questões judiciais são restantes riscos do top 10.

"O risco político regressa ao top 10 da lista de maiores preocupações ao mesmo tempo que a preparação para o risco diminuiu de 39% em 2015 para os atuais 27%. Curiosamente, são os países desenvolvidos, tradicionalmente associados à estabilidade política, que se estão a tornar em novas fontes de volatilidade e incerteza. Esta é uma preocupação para as empresas, especialmente para as que operam em mercados emergentes", refere o documento.

FONTE: Jornal de Negócios (27/04/2017)